Lucas-Dupin-exposicao-BHLucas Dupin cria diálogo entre a xilogravura pernambucana e a produção de doces mineiros em Entre Relevos

O artista mineiro Lucas Dupin, que acumula trabalhos no Brasil e no exterior, apresenta, entre os dias 22 de outubro e 25 de novembro, a exposição individual Entre Relevos, na galeria GTO do Sesc Palladium, em Belo Horizonte.

Contemplado pelo programa de Residências Artísticas da Fundação Joaquim Nabuco 2015, o artista estabeleceu uma ligação entre duas culturas de diferentes regiões brasileiras: a xilogravura feita na cidade de Bezerros, em Pernambuco, e a produção dos doces de mamão bordado de Carmo do Rio Claro, em Minas Gerais.

Para tornar possível a conexão entre as duas tradições, Dupin viajou aos locais de pesquisa de fevereiro a maio desse ano. Durante o processo, ele começou a intermediar uma troca entre os agentes envolvidos. "Embora distantes, a princípio, estes saberes guardam diversas semelhanças, a começar pela técnica da produção da imagem, sempre em relevo", destaca.

Como parte deste primeiro diálogo, um dos artistas populares mais celebrados da América Latina e mundo afora, José Francisco Borges, conhecido como J. Borges, criou um cordel sobre as doceiras do Sul de Minas. As ilustrações, gravadas com exclusividade para a exposição, foram feitas por xilogravadores da família do cordelista, entre eles: Nena Borges, Manassés Borges, J. Miguel, Ivan Borges, Givanildo, Silvio Borges e Severino Borges. Vale ressaltar que será a primeira vez que serão expostas, em uma mesma mostra e publicação, as obras de cada um.
Ao mesmo tempo, cinco doceiras de Carmo do Rio Claro (MG) produziram 25 quilos de doce de mamão bordados com imagens inspiradas na série de gravuras "Frutas do Nordeste", de J.Borges. O trabalho teve a colaboração de Rosa Melo, Maria Rita Corrêa, Isabel Corrêa, Sulica Carielo e Ângela Martins.

A mostra também contará com fotografias, ferramentas e uma peça sonora produzidas a partir das visitas que o artista realizou no sul de Minas e no interior pernambucano.

A ideia para Entre Relevos, segundo Dupin, partiu de sua própria experiência pessoal com a prática da xilogravura e das memórias da infância em Carmo do Rio Claro, cidade natal de seu pai, onde acompanhou de perto a produção dos doces de mamão bordado em sua família.

Diferentemente de outras concepções do artista, o objetivo principal do projeto não é a elaboração de um objeto fixo ou exterior. "Este trabalho compreende o campo da cultura como algo dinâmico e passível de ser assimilado e atualizado. É uma experiência pautada no devir, na qual a cultura local é matéria-prima para construção de novas miradas sobre si mesma," explica.

Como parte das ações que envolvem a exposição, duas oficinas gratuitas no dia 21/11 serão realizadas no Sesc Tupinambás mediante inscrição pelo email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Uma delas será ministrada pela xilogravadora Nena Borges- única mulher a exercer profissionalmente a técnica no nordeste.

Já a doceira Rosa Melo vai ensinar o preparo do mamão bordado, que usa, como suporte, a casca do fruto ainda verde para a criação de imagens em relevo.

Os doces de Carmo do Rio Claro serão comercializados na loja do Centro de Artesanato Mineiro, enquanto as xilogravuras produzidas pelos mestres envolvidos na exposição poderão ser adquiridas em uma loja no ateliê Casagravada, criada especialmente para o evento.

Para o encerramento, estão previstos o lançamento do catálogo e a realização de uma mesa-redonda entre Dupin e o artista visual, gestor cultural e assessor técnico de Cultura do Sesc em Minas Gerais Jorge Cabrera, que deixa as suas impressões em texto crítico elaborado para Entre Relevos: "A produção artística de Dupin, no sentido mais amplo, expressa uma inquietude pela diversidade de expressões, ora objeto, ora performance, ora intervenção".

Exposição na Galeria Sancovsky, em São Paulo Lucas Dupin abre, ainda este ano, a exposição individual Sobre Afetos na Galeria Sancovsky, em São Paulo. A partir do dia 19/11, o artista exibirá um conjunto de obras inéditas ao lado de trabalhos anteriores.

Dupin é representado pela galeria desde o início de 2015. Ele também é o único mineiro selecionado para o 6º Salão dos Artistas sem Galeria, evento anual organizado pelo guia Mapa das Artes, uma das mais importantes vitrines para jovens artistas que buscam representação no mercado.

Sobre Lucas Dupin

Mestre (2012) e bacharel (2008) em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Lucas Dupin já realizou exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior. Em 2010, ele foi o vencedor do 2º Prêmio Energias da Arte, importante premiação voltada para jovens artistas, parceria entre Instituto Tomie Ohtake e Instituto EDP, participando de uma residência artística de dois meses no The Banff Centre, Canadá. Ainda como parte do prêmio o artista teve o acompanhamento crítico do curador Agnaldo Farias em 2011.

Alguns dos destaques nos anos anteriores são: o Prêmio Interações Florestais 2010 de residência artística em Terra Una; seleção para o concurso Olheiro da Arte com exposição homônima no Centro de Cultura da Justiça Eleitoral, Rio de Janeiro, com curadoria de Fernando Cochiarale e voto popular; exposição coletiva Wabi-sabi, com curadoria de Thereza Farkas na galeria Mendes Wood, São Paulo; da feira The Armory Show em New York e das exposições Sismógrafo com curadoria de Jaccopo Criveli no Palácio das Artes e Dona Izabel e outros contemporâneos no Sesc Palladium, ambas em Belo Horizonte.

Para saber mais sobre Lucas Dupin, acesse www.lucasdupin.com.br
Portfólio do artista: www.lucasdupin.com.br/pt/novidades/item/25-download-do-portfolio-virtual-em-pdf

Serviço:
Entre Relevos- Lucas Dupin
Local: Sesc Palladium- Galeria GTO. Rio de Janeiro, 1046 - Centro, Belo Horizonte - 31 3214-5350
Abertura vernissage: 21/10 às 19 horas.

Data: Entre 22/10 e 25/11

 

Oficinas Gratuitas: Sesc Tupinambás. Rua Tubinambás, 908- Centro- BH/MG
Xilogravura: 21/11
Oficineira: Nena Borges
2 oficinas com carga horária de 4 horas cada.
Número de participantes por oficina: 8
Material incluso.
Faixa etária: a partir de 16 anos.
1a Oficina: 9 às 13 horas
2a Oficina: 14 às 18 horas
Inscrições pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (Inserir no assunto: Curso de xilogravura).

 

Doces de mamão bordado: 21/11
Oficineira: Rosa Melo
Serão ofertadas duas oficinas com carga horária de 4 horas cada.
Número de participantes por oficina: 8
Material incluso.
Faixa etária: a partir de 16 anos.
1a Oficina: 9 às 13 horas
2a Oficina: 14 às 18 horas
Inscrições pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  (Inserir no assunto: Curso de mamão bordado).

Vendas de doces:
Centro de Artesanato Mineiro – Av. Afonso Pena, 1537 – Centro. Tel.: 31 3222-0981
Dias: Entre 22/10 e 25/11
Venda de xilogravuras:
Ateliê Casagravada- Entre 22/10 e 25/11- Av. do Contorno, 2017.

 

 

Assessoria de Imprensa:
Val Prochnow /31.8708.9429 – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
Marcela: 31.9749.4468

 

 

...///...