Para comemorar os 70 anos de fundação da Universidade de São Paulo, completos em 2004, o Museu de Arte Contemporânea, que já celebrou seus 40 anos de vida em 2003, inaugura a exposição "Arteconhecimento - 70 Anos USP", com curadoria de Elza Ajzenberg, Cristina Freire, Daisy Peccinini e Helouise Costa.

 

A mostra, aberta na manhã de hoje pelo reitor da universidade, Adolpho José Melphi, é composta por aproximadamente 120 obras do acervo do MAC-USP e dá destaque às obras de "artistas USP": profissionais de diversas áreas que atuam ou atuaram na universidade, como pesquisadores, alunos ou professores.

 

Como se trata de uma exposição do acervo permanente, a priori, a idéia é apresentar obras de vários uspianos ao longo de 2004, mas o início é com obras de Regina Silveira e Carmela Gross, que integraram a Escola de Comunicação e Artes, e de Claudio Tozzi e Renina Katz, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.

 

Além das homenagens, "Arteconhecimento" celebra a USP septuagenária através de grandes nomes. Um dos destaques é a série de litografias "Codices Madrid", de Joseph Beuys, que esteve na Bienal de 1978; mas, apesar das 8.000 obras do acervo do museu, as escolhas para a mostra apostam no déjà vu. Estão na exposição Tarsila do Amaral, com "A Negra" e "A Floresta", a célebre "A Boba", de Anita Malfatti, além do "Metaesquema 2", de Hélio Oiticica, e trabalhos de Chagall, Picasso e Modigliani, dentre outros.

 

ALEXANDRA MORAES

da Folha de S.Paulo