Glossário da arte
Glossários
| Termo | Definição |
|---|---|
| Marina | Em pintura a forma considerada própria sem considerar o que representa. |
| Marchand | Galicismo com o que designam os comerciantes de obras de arte. Mais concretamente na contemporaneidade pessoa que estabelece com o artista uma relação comercial em virtude da qual se encarrega da promoção difusão e venda da obra que este realiza. |
| Maniera | Termo italiano que designa o método e o estilo que o artista confere a suas obras. |
| Mandorla | Óvalo que circunda as representações medievais e renascentistas de Cristo majestade e da Virgem Maria. Por sua forma se denomina também “amêndoa mística”. A arte budista utiliza frequentemente uma auréola semelhante em suas imagens de Buda e dos “bodhisattvas. |
| Mancha | Estudo ou esboço feito pelo pintor já utilizando as cores para distribuir os efeitos claro-escuro. |
| Maestá | Termo italiano que se aplica às representações da Virgem Maria num trono e com o Menino Jesus. |
| Madona | Representação da Virgem Maria. Frequentemente se utiliza o termo italiano madonna. |
| Luz | Referente a um quadro ponto ou centro desde o qual o artista ilumina a cena ou os objetos que pinta. |
| Litografia | Técnica de reprodução gráfica utilizada frequentemente para a multiplicação ou seriação de obras de arte inclusive pelos próprios artistas que consiste em desenhar ou gravar a obra sobre uma placa de pedra preparada que serve de matriz para a estampa de certo número de cópias em papel. O número destas cópias costuma ser reduzido e normalmente também se indica principalmente quando o artista intervem diretamente no processo numerando-se os exemplares assim obtidos; depois se destroem as pranchas. |
| Linóleo | |
| Lavado | Pintura em aguado feita de uma única cor. |
| Laca | A laca tradicional é uma substância resinosa vermelha translúcida e quebradiça que certas arvores do gênero Fícus expelem ao serem picadas por alguns insetos semelhantes à cochonilha. Está formada de seiva da árvore e dos restos desses mesmos insetos mortos no liquido que os envolve. A partir dessa substância se obtém um material fácil de trabalhar e também um verniz duro e brilhante de cor vermelha muito empregada pelos chineses e japoneses em suas obras tanto por suas qualidades estéticas como pelo notável grau de proteção que confere à madeira. Atualmente se empregam lacas artificiais que não tem nada a ver com a laca tradicional pois sua natureza química é muito diferente. |
| Kakemono | Termo japonês que designa uma pintura sobre papel ou seda em forma de tira vertical que se pendura nos quartos. |
| Jaspear | Limitar pictóricamente os veios e as salpicaduras do jaspe e do mármore com veios. |
| Japonisme ou japonismo | A influência do Japão na arte européia em especial na pintura impressionista e pós-impressionista. |