Glossário da arte
Glossários
| Termo | Definição |
|---|---|
| Semana de Arte Moderna | Evento ocorrido no Teatro Municipal de São Paulo nos dias 13 15 e 17 de fevereiro de 1922. idealizado por Di Cavalcanti a Semana apresentou uma série de eventos na área de literatura e da música e preparou uma exposição de Artes Plásticas. As atividades da Semana que chocaram o público presente tinham como objetivo romper com o academismo e propor uma arte brasileira dentro dos preceitos de nacionalismo. |
| Sanguínea | Lápis de cor vermelho escuro a base de um óxido de ferro (hematites) utilizado por muitos pintores como alternativa do carvão. Também se denomina assim a obra realizada com este lápis. |
| Rupestre Pintura | A realizada pelos artistas do Paleolítico superior e do Neolítico nas paredes das rochas e cavernas. |
| Rugosidade | |
| Rollenbild | Sucessão de colagens abstratas dispostas em forma de rolo experimentada por alguns artistas do Dadaísmo. |
| Reverberação | Reflexo da cor de um corpo iluminado sobre outro próximo. |
| Retoque | Entendem-se como retoques as pinceladas que são dadas em uma pintura depois de seca sendo “arrependimentos” as modificações que são feitas enquanto a pintura não está seca. |
| Retábulo | Em pintura quando de altar. |
| Ressentido | Diz-se daquelas figuras cujos contornos são excessivamente marcados. |
| Repintar | Pintar sobre o já pintado para restaurar uma obra ou para melhorá-la. |
| Repetição | Obra ou parte dela repetida pelo autor como obra diferente ou como incluída em outra diferente. |
| Renascimento | Termo comumente aplicado ao período histórico da civilização européia que se desenvolveu entre 1300 e 1650; movimento amplo e complexo que teve como característica primordial a valorização do homem como centro do universo. |
| Relevo | Realce ou vulto que aparentam as coisas pintadas mesmo quando representadas em plano. |
| Raiograma | Técnica de fotografia sem câmera por aplicação direta do objeto sobre uma placa fotosensível iluminação e posteriormente revelado. Man Ray que desenvolveu em 1922 para seus trabalhos de colagem e que depois alguns artistas surrealistas adotaram. |
| Qualidade | Este termo é aplicado habitualmente no plural para se referir às sensações táteis que as matérias empregadas produzem numa pintura independentemente do representado. |