Glossário da arte
Glossários
Termo | Definição |
---|---|
Tondinho | Pintura realizada sobre um suporte em forma de círculo. |
Textura | Disposição de fios de um tecido. Por extensão em pintura este termo se refere às qualidades materiais da obra pictórica: espessura das camadas e empastes pinceladas etc. |
Terre-verte ( francês: 'terra verde' ) | Pigmento natural obtido de terra vegetal e usado como base para tons de verde e cinza. |
Têmpera Pintura a | A que utiliza pigmentos secos “temperados”- dissolvidos misturados – num meio que os torna aderentes e que os fixa e estabiliza no suporte a que estão destinados. Dito meio costuma ser substâncias gelatinosas de diversas naturezas tais como goma arábica gema de ovo caseína ceras etc. A maioria das técnicas pictóricas se baseia na têmpera embora essa denominação se reserva de preferência para aquela classe de têmpera que emprega como aglutinante a gema de ovo e historicamente é a que surtiu melhores resultados. |
Tela | |
Técnica | Ao se referir à técnica de determinado pintor além de se referir ao tipo de pintura que emprega – óleo afresco aquarela etc.- faz referência ao uso adequado ou inadequado dos elementos que a caracterizam: da preparação do suporte das cores vernizes etc. O bom conhecimento e o bom manejo dos elementos próprios de cada técnica é o que permite ao artista tirar melhor proveito dela embora às vezes os que a dominam melhor não são precisamente os melhores artistas. A influência da técnica era muito mais importante no passado que agora dado que o artista era obrigado a realizar uma série de tarefas que atualmente se encontram feitas; por exemplo a da elaboração de suas próprias cores. Insuficiências técnicas conduziram ao posterior deterioro de muitas obras de arte. |
Tecidos | Na pintura é utilizado geralmente no plural se refere às roupas representadas e – em concreto – às que se dissimulam com um jogo de pregas. O tratamento dos tecidos é especialmente importante para criar a sensação de volume corporal com seu jogo de luzes e sombras; daí a atenção que historicamente mereceu desenvolvendo-se diversas técnicas para conseguir esse efeito. Do mesmo modo os tecidos podem introduzir numa obra pictórica ritmos lineares expressivos. |
Tábua | Pintura feita sobre madeira. |
Sumi-ê | Pintura de traço “único” derivada da técnica caligráfica oriental quase uma escrita realizada com pincel. A simplicidade e determinação que ela requer para executá-la aproximam o Sumi-ê dos ideais ascéticos da mística japonesa. |
Sombra de Veneza | Certa pedra de cor escura que moída dá um pigmento adequado para sombrear em pintura. |
Sombra | Cor escura contraposta a clara onde os pintores e desenhistas representam a falta de luz entoam suas obras e dão vulto aparente aos objetos. |
Solto | Adjetivo que aplicado a “execução” de uma obra pictórica indica facilidade espontaneidade e decisão na pincelada. |
Sinópia | Desenho preparatório para a realização de um afresco em que se utilizava um pigmento vermelho extraído de uma terra dessa cor conhecida como “sinopis”. |
Simultanismo | Adoção simultânea numa mesma obra de diversas perspectivas justapostas e ainda contraditórias como se o objeto se revelasse ao mesmo tempo desde diferentes pontos de vista. No entanto mais que um desejo de romper na obra com as limitações da visão unifocal o que os artistas que utilizaram esta técnica ou principio pretendem realmente é introduzir em suas obras o elemento tempo. |
Shaped canvas | Literalmente tela ou suporte modelado isto é ao que foi dado uma forma diferente da habitual retangular e isso precisamente para maior identificação entre o conteúdo da pintura e seu formato. |