Glossário da arte

Pesquisar termos do glossário (expressões regulares permitidas)

Glossários

Termo Definição
Tondinho

Pintura realizada sobre um suporte em forma de círculo.

Textura

Disposição de fios de um tecido. Por extensão em pintura este termo se refere às qualidades materiais da obra pictórica: espessura das camadas e empastes pinceladas etc.

Terre-verte ( francês: 'terra verde' )

Pigmento natural obtido de terra vegetal e usado como base para tons de verde e cinza.

Têmpera Pintura a

A que utiliza pigmentos secos “temperados”- dissolvidos misturados – num meio que os torna aderentes e que os fixa e estabiliza no suporte a que estão destinados. Dito meio costuma ser substâncias gelatinosas de diversas naturezas tais como goma arábica gema de ovo caseína ceras etc. A maioria das técnicas pictóricas se baseia na têmpera embora essa denominação se reserva de preferência para aquela classe de têmpera que emprega como aglutinante a gema de ovo e historicamente é a que surtiu melhores resultados.

Tela

Tecido de linho cânhamo ou algodão que depois de lavado e convenientemente tratado e colocado esticado num bastidor serve para pintar sobre ele. Por extensão se dá também este nome à obra pintada sobre a dita tela.

Técnica

Ao se referir à técnica de determinado pintor além de se referir ao tipo de pintura que emprega – óleo afresco aquarela etc.- faz referência ao uso adequado ou inadequado dos elementos que a caracterizam: da preparação do suporte das cores vernizes etc. O bom conhecimento e o bom manejo dos elementos próprios de cada técnica é o que permite ao artista tirar melhor proveito dela embora às vezes os que a dominam melhor não são precisamente os melhores artistas. A influência da técnica era muito mais importante no passado que agora dado que o artista era obrigado a realizar uma série de tarefas que atualmente se encontram feitas; por exemplo a da elaboração de suas próprias cores. Insuficiências técnicas conduziram ao posterior deterioro de muitas obras de arte.

Tecidos

Na pintura é utilizado geralmente no plural se refere às roupas representadas e – em concreto – às que se dissimulam com um jogo de pregas. O tratamento dos tecidos é especialmente importante para criar a sensação de volume corporal com seu jogo de luzes e sombras; daí a atenção que historicamente mereceu desenvolvendo-se diversas técnicas para conseguir esse efeito. Do mesmo modo os tecidos podem introduzir numa obra pictórica ritmos lineares expressivos.

Tábua

Pintura feita sobre madeira.

Sumi-ê

Pintura de traço “único” derivada da técnica caligráfica oriental quase uma escrita realizada com pincel. A simplicidade e determinação que ela requer para executá-la aproximam o Sumi-ê dos ideais ascéticos da mística japonesa.

Sombra de Veneza

Certa pedra de cor escura que moída dá um pigmento adequado para sombrear em pintura.

Sombra

Cor escura contraposta a clara onde os pintores e desenhistas representam a falta de luz entoam suas obras e dão vulto aparente aos objetos.

Solto

Adjetivo que aplicado a “execução” de uma obra pictórica indica facilidade espontaneidade e decisão na pincelada.

Sinópia

Desenho preparatório para a realização de um afresco em que se utilizava um pigmento vermelho extraído de uma terra dessa cor conhecida como “sinopis”.

Simultanismo

Adoção simultânea numa mesma obra de diversas perspectivas justapostas e ainda contraditórias como se o objeto se revelasse ao mesmo tempo desde diferentes pontos de vista. No entanto mais que um desejo de romper na obra com as limitações da visão unifocal o que os artistas que utilizaram esta técnica ou principio pretendem realmente é introduzir em suas obras o elemento tempo.

Shaped canvas

Literalmente tela ou suporte modelado isto é ao que foi dado uma forma diferente da habitual retangular e isso precisamente para maior identificação entre o conteúdo da pintura e seu formato.