Glossário da arte
Glossários
Termo | Definição |
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Encarnação | Termo utilizado quase sempre no plural para se referir às partes de um quadro que representam a figura humana nua isto é a carne e sua particular cor. |
Enarenação | Mistura de cal e areia com a qual se preparam as paredes a serem pintadas. Para a pintura a afresco conforme a técnica do “buon’fresco” idealizada pelos artistas italianos do século XIII se requeria uma camada de reboco grosso (arricio) composta de três partes de cal por duas de areia. Uma vez que esta camada se encontrava completamente seca para o que deveriam transcorrer vários meses – se umedecia exteriormente aplicando-se sobre ela uma camada de estuque (intonaco) de um centímetro ou centímetro e meio de espessura composta de areia fina pó de mármore e cal em partes iguais. Sobre este estuque fresco se pintava a dobra ou a correspondente parte dela pois o trabalho deveria ser realizado na mesma jornada de aplicação da mencionada camada. |
Emulsão | Suspensão na água de substâncias insolúveis nela dispostas em forma de partículas pequeníssimas. |
Empastar | Aplicar a cor sobre a superfície que se pinta em quantidade suficiente para que cubra bem a imprimação e o esboço traçado sobre ela. |
Emakimono | Palavra japonesa que designa uma pintura desenvolvida horizontalmente num longo papel que se enrola e desenrola para lê-lo. É com efeito um tipo de pintura adequado para ilustração de textos entre os quais se encontra o famosíssimo “Genji Monogatari” (História do príncipe Genji) escrito por volta do ano 1010 do qual foram feitas cópias belíssimas ilustradas nos séculos XI e XII. |
Emaki | Palavra japonesa que designa uma pintura desenvolvida horizontalmente num longo papel que se enrola e desenrola para lê-lo. É com efeito um tipo de pintura adequado para ilustração de textos entre os quais se encontra o famosíssimo “Genji Monogatari” (História do príncipe Genji) escrito por volta do ano 1010 do qual foram feitas cópias belíssimas ilustradas nos séculos XI e XII. |
Donante | Figura representada em muitas pinturas góticas de tema religioso comumente em um dos lados que corresponde ao retrato da pessoa que custeou a realização da obra doando-a ao templo ou lugar em que foi colocada. |
Doador | A pessoa que encomendou uma pintura religiosa e que na arte medieval e renascentista é frequentemente retratada em tal obra. |
Divisionismo | Seurat acreditava que a arte deveria basear-se num sistema e conduziu o impressionismo a uma fórmula rigorosa. Inventou um método a que deu o nome “pintura óptica”(também conhecida como divisionismo neo-impressionismo ou pontilhismo) e no qual pingos de tinta colocados lado a lado fundem-se aos olhos do observador. Seurat acreditava que esses pontos de cor intensa dispostos sistematicamente em padrões precisos imitariam os efeitos ressoantes da luz com maior fidelidade que a prática intuitiva e mais aleatória dos impressionistas. Em vez de misturar tintas na paleta ele pintava aplicando pinceladas ínfimas e regulares de cor pura as quais quando vistas à distância interagiam opticamente. Se determinadas cores são colocadas muito próximas uma das outras elas realçam-se mutuamente e proporcionam iridescência e profundidade à pintura. A palavra “pontilhismo” surgiu em 1886 quando o crítico Félix Fénéon usou-a para descrever La Grande Jatte. |
Díptico | Quadro formado por duas tábuas que se fecham por um lado mediante dobradiças como as capas de um livro. |
Di Bonetti |
Artista plástica trabalha com tinta a óleo e tinta acrílica sobre tela. |
Degradar | Diminuir o tamanho e a intensidade do colorido das figuras de um quadro em razão da distância que se pretende se estimular entre elas e o plano anterior da obra (o mais próximo do espectador). |
Decorativa | Diz-se daquela pintura interessada sobretudo pelos aspectos ornamentais. |
Cubismo | O cubismo é marcado pela representação de figuras da natureza a partir do uso de formas geométricas promovendo a fragmentação e decomposição dos planos e perspectivas. O artista cubista deixa de ter o compromisso em utilizar a aparência real das coisas como acontecia durante o Renascimento. |
Crisografia | Pintura realizada com tinta de ouro (ou também de prata) normalmente sobre pergaminho e com freqüência tingindo-o de púrpura. Foi empregada pelos bizantinos nas miniaturas de livros. |