quinta-feira, 14 de outubro de 2021

 Entrevista agradável no Café Paulista de JB Oliveira e Ricardo Fabrízio




segunda-feira, 11 de outubro de 2021

quarta-feira, 7 de julho de 2021



Sobrevoo: artes plásticas e pandemia

                                                              

Abordagem comportamental e criativa do artista em tempo “pandemônico” (a grafia propositadamente errada, talvez seja um neologismo que se aplicaria melhor), foi tema de amplos estudos e exteriorização de pensadores; sugiro, exemplificando, a leitura de ARTES VISUAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA do Professor Wilson Cardoso Junior(http://observatorioedhemfoc.hospedagemdesites.ws/observatorio/wp-content/uploads/2020/05/NVersao-Arte-em-Tempos-de-Pandemia.pdf)

Mas vamos juntos pintar um pouco este triste quadro, usando a paleta austríaca do grande Egon Schiele, vendo sua mulher grávida Edith ser atingida pela pandemia de 1918; seu quadro A Família é de forte impacto, a indiferença passa longe, assim como longe passa o Autorretrato Após a Gripe Espanhola de Edvard Munch, que se mostra amarelado e abatido em 1919: forte a similaridade fisionômica pesada e angustiante com sua famosa tela O Grito !

Dando um “refresh”, no conceito informático e da palavra de “per si”, o disputado e mais caro artista do UK David Hockney, isolado na Normandia, trata nossos dias atuais com frescor de sua abordagem jovial perto de seus 90 anos, uma leveza de quem olha a história pela íris nada “dark” , que nos sufoca atualmente. Sem abatimento criativo neste tempo de reflexão e introspecção, vejo-me alimentado: o isolamento, sem histeria, reforçou meu auto diálogo, com estranha força alimentada desde meu cordão uterino, por genes desconhecidos; no meio agreste, muita música e poucos amigos, sigo minha sanha criativa nas pinturas abstratas, sempre... sempre transpirando emoção!

Desta pandemia, restará percepção diferenciada de nós mesmos e dos que nos cercam...... ou não?!

Jorge Ismael  -   julho/21

facebook.com/JorgeIsmael.Arte



 

 

Fui, prazerosamente surpreendido, pelo gentil texto de meu velho amigo “ZÉ” Edson Botelho! Obrigado meu caro, elogios de amigo querido a gente recebe alegre e “desconfiado”, pois o coração e amizade vocifera ! Não mereço tanto, mas veio de alguém que, durante décadas, se envolveu e foi envolvido em arte;  fundou importante galeria na Av Paulista (uma grande referência na época), influenciador, “marchand” e realizou grandes mostras nacionais e internacionais (Berlim, Bruxelas, Roma, Santiago, Fort Lauderdale, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belém). Falar bem e elogiar o “Zé” Edson é fácil! Atentar às suas  palavras ditas e silenciosas é sempre bom ! Abraço forte meu caro,  a gente continua juntos e trilhando o caminho do correto, da transparência de sentimentos e amor às coisas boas que estão a nossa volta, em especial  à arte!

julho de 2021

REFLEXÃO SOBRE ARTE, A LUZ E A VISÃO

A ARTE de JORGE ISMAEL

A Complexidade da criação da arte está tão próxima e não a percebemos.

A luz, fenômeno natural tem uma impressionante comunhão com a criação da vida. A luz gerada nas estrelas vaga pelo universo e só é observável , quando reflete em contato com outros corpos celestes, atmosferas e são invisíveis na falta delas. Somente as mentes especiais com uma observação imaginaria consegue transmitir essa complexidade em uma tela.

O que me chama a atenção é reflexão da luz e sombra e sua interação com a visão, imaginação e criação da arte A complexidade da visão, que só existe para observar a reflexão da luz. Células sensíveis a luz as recebe, as transforma em impulsos elétricos e envia ao cérebro que as processa e temos como resultado ver a reflexão da luz em 180 graus.

Intriga-me a formação de imagens, as perspectivas com a separação do que está próximo e o longe, as sombras e suas escalas, criando uma percepção de distância entre a luz refletiva. Observe se você está em um local amplo, um salão  ou galeria, uma imagens logo a sua frente tem um tamanho calculado  e se separa pelas introdução de luz e sombras que é proporcional ao que está longe, alguns centímetros em nossa visão,  contra a uma inimaginável relação Criativa. 

Como nosso cérebro consegue definir profundidade da  imagem refletida ! Mesmo que você veja por espelho a sensação será a mesma.

A Arte me indica que essa atividade não é resultado de evolução autônoma, é preciso uma atividade  altamente complexa e necessita de inteligência, objetivo e capacidade de transmissão.

Impossível uma Arte sem os dons que apenas algumas pessoas recebem. O desenvolvimento tem de ocorrer de uma só vez, do olho, das medidas de distância, das células que recebendo a luz a transmite ao cérebro em impulsos elétricos,  que serão transformados em imagens, coloridas, sombras, luz, e com intensidades, portanto, isto foi criado e desenvolvido por um ser, um artista, como Jorge Ismael. 

A Arte de Jorge Ismael apresenta um objetivo lógico e elimina a ideia da evolução natural  e, sua evolução,  ocorreu e ocorre após a imaginação e uma visão criadora que une realidade da reflexāo da luz com sombras e cores. 

Há uma mão criadora, altamente inteligente, que definiu a arte como algo extremamente complexo e, com objetivo evolutivo de sua transmissão:  emoções, curiosidades, um envolvimento entre nossos sentimentos e nossa imaginação.

Não há como não acreditar na arte de Jorge Ismael !  

José Edson Botelho Silva