Polo de artistas plásticos, a capital fluminense vai sediar a primeira edição de um grandioso evento do mercado das artes. De 8 a 11 de setembro, o Píer Mauá recebe a ArtRioFeira Internacional de Arte Contemporânea do Rio de Janeiro, que reunirá nada menos que 80 galerias, metade delas estrangeiras.

O evento foi lançado no Palácio da Cidade, em Botafogo, com um resumo das principais atrações. A realização da ArtRio tornou-se possível com o apoio do Governo do Rio de Janeiro, que aprovou a isenção de 100% de ICMS para todas as obras comercializadas dentro da feira, da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), e patrocínio por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.

A feira vai se estender por dois pavilhões do Píer, tendo como grande atrativo a exposição de obras que vão da vanguarda modernista à arte contemporânea, em espaços ocupados por galerias atuantes no cenário mundial. Entre elas, estão a americana Magnan Metz, a alemã Crone, a australiana Tristian Koenig e a portuguesa Mario Sequeira.

No rol das brasileiras, participam as cariocas Anita Schwartz e Pinakotheke, as paulistanas Vermelho e Mendes Wood, a mineira Quadrum e a pernambucana Amparo 60, entre várias outras. O que significa que, muito além de uma feira de negócios, a RioArt exibe ao público obras de artistas como Picasso, Volpi, Helio Oiticica, Nuno Ramos e Waltercio Caldas.

Além disso, acontecerão atividades paralelas, como a ArtRio Box, formada por galerias com menos de cinco anos de existência, e o Solo Projects, programa que apresenta 10 projetos inéditos de artistas internacionais

FonteJornal do Brasil