1900 - 1934

 Ismael Nery nasce em Belém do Pará e muda-se ainda criança para o Rio de Janeiro. Em 1917 matricula-se na Escola Nacional de Belas Artes e em 1920 viaja para Paris e estuda por um ano na Académie Julien.

 

 Até 1923, a pintura de Ismael Nery carrega traços nitidamente expressionistas, com grande produção, mas que não representa ainda toda a riqueza de sua obra. A partir de 1924, assume um rigor cubista que direciona sua arte para a redução de elementos e a geometrização de formas e planos.

 

 Cria um sistema filosófico, denominado Essencialismo, baseado, segundo o amigo Murilo Mendes, na abstração do tempo e do espaço. Em 1927 viaja a Paris, onde conhece o pintor russo Marc Chagall, quemuito o impressionaria. A partir dessa época, escasseiam as pinturas e se amplia muito a sua obra gráfica, em desenhos e aquarelas.

 

 Apesar da sua curta existência (morre em 1934, por conta de uma tuberculose) Ismael Nery deixa uma obra muito consistente, que será redescoberta em 1966, quando é realizada uma individual sua na Petite Galerie, no Rio de Janeiro. Em 1967, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro também realiza exposição do pintor. Essas duas exposições geram uma releitura da sua obra, contextualizando-a no modernismo de 1920, embora Ismael Nery fosse independente do grupo modernista nunca tivesse procurado construir uma obra interpretativa da brasilidade. De lá para cá, Ismael Nery tem se afirmado como uma das figuras mais importantes da arte contemporânea brasileira.

Outros Pintores Modernos