1925 -

Tendo cursado a Escola Nacional de Engenharia, Eduardo Sued só iniciou sua formação em artes plásticas no final da década de 40, tendo estudado com Henrique Boese. De 1950 a 51, trabalhou no escritório de Oscar Niemeyer como desenhista de arquitetura.

 

 Em 1951 recebeu, pela embaixada francesa, a bolsa Étudiant Patronné e mudou-se para Paris, onde freqüentou as Academias Julien e La Grande Chaumière. Ao voltar, em 1953, estudou gravura em metal com Iberê Camargo.

 

 Dos trabalhos figurativos do início da carreira, passou às colagens nos anos 70. As pinturas –onde o rigor e o requinte da construção cromática, de referência direta a pintura do holandês Piet Mondrian– apareceriam entre os anos 70 e os 80. Na década de 90, a pincelada antes imperceptível torna-se marcada, descontínua, demonstrando que o caráter construtivo vai da forma, passa pela cor e atinge a realização pelo gesto.

 

 Colagens e furos também integram esses trabalhos, evidenciando uma nova abordagem das questões de luminosidade e cor na superfície pictórica.

Outros Pintores Modernos