Milton Dacosta

large milton dacosta 9d4e91915 - 1988

Milton Dacosta, nasceu em 1915, em Niterói, RJ. Fez seus primeiros estudos de pintura na Escola Nacional de Belas Artes e no Núcleo Bernardelli. Começou a expor em 1933, no Salão Nacional de Belas Artes. Em 1944, ganhou o prêmio de viagem à Europa na Divisão Moderna do Salão Nacional.

 Esteve nos Estados Unidos e na Europa, fixando-se em Paris de 1945 a 1947. De volta ao Brasil, casou-se com a também pintora Maria Leontina.

 

 É um dos maiores destaques da pintura brasileira: sua arte carrega uma pureza e coerência raras, assim como uma unidade de estilo muito marcada pela maestria no desenho linear que, em Dacosta é vertido em pura abstração. Suas mulheres adquirem leveza nas formas geométricas sinuosas, combinadas a uma harmonia resultante do trabalho fino com as cores.

 

 Participou da Bienal de Veneza e ganhou o prêmio de melhor pintor nacional na Bienal de São Paulo, em 1955. Expôs diversas vezes no Brasil e no exterior. Em abril de 1999, no Rio de Janeiro, o Centro Cultural Banco do Brasil inaugurou a mostra Milton Dacosta & Maria Leontina: Um Diálogo.


Outros Pintores Modernos