José Pancetti

1902 - 1958

 José Pancetti nasceu em 1904, em Campinas, São Paulo. Ainda menino, seguiu com a família para a Itália, fixando residência em Bolonha.

 

 Ingressou na marinha mercante italiana, retornando a São Paulo em 1920. Em 1922 viajou para o Rio de Janeiro, onde se alistou na marinha. Participou do Núcleo Bernardelli, quando se decidiu definitivamente pela pintura.

 

 Daí em diante José Pancetti construiu uma obra que o consagraria como um dos maiores paisagistas modernos no Brasil. Suas obras têm uma atmosfera onírica, não raro revelada através de tons de azul melancólicos, tratados por Pancetti com o rigor de um grande colorista. O observador é tomado por uma percepção imediata, extremamente sensorial. Suas marinhas são obras de imenso refinamento, ao mesmo tempo em que sugerem uma impressionante capacidade intuitiva.

 

 Em 1941 ganhou o prêmio de viagem à Europa na Divisão Moderna do Salão Nacional de Belas Artes, e em 1948, medalha de ouro no mesmo salão. Em 1950, participou da Bienal de Veneza e em 1951 da I Bienal de São Paulo.


Outros Pintores Modernos