Animação feita em pinturas que contará vida de Van Gogh será finalizada em outubro

van gogh 5aa5eConsiderado um dos artistas mais influentes, Van Gogh morreu aos 37 anos após dar um tiro no próprio peito

O longa-metragem "Loving Vincent" é, literalmente, uma pintura.

A produção, que narra a vida do pintor holandês Vincent Van Gogh, será a primeira animação no cinema feita completamente em óleo sobre tela - assim como o artista fazia.

Com previsão de estreia para este ano, o filme tem previsão de ficar pronto em outubro.

Com uma equipe formada por mais de 100 pintores de várias partes do mundo e que se candidataram para a produzir mais de 60 mil telas, o longa terá a duração de 1h20. A estimativa é de que um segundo de filme precise de 12 pinturas e desenhos para a montagem.

"Loving Vincent" tem direção da pintora e cineasta polonesa Dorota Kobiela e do produtor Hugh Welchman (vencedor do Oscar em 2006, com curta “Pedro e o Lobo”). O processo de produção e desenvolvimento criativo do filme durou seis anos.

O filme

Antes das telas serem concebidas, todos os personagens que compõem a trama foram criados a partir de cenários reais onde atores deram vida a cada uma das cenas.

No elenco de Loving está a jovem Saoirse Ronan (indicada ao Oscar por Brooklyn), Aidan Turner (de O Hobbit), Helen McCrory (Harry Potter) e Jerome Flynn (Game of Trhones).

Após as filmagens, os frames foram projetados para parecerem pinturas e mais tarde reproduzidos em óleo sobre tela.

Depois, pinturas e elementos, juntamente com o storyboard, foram combinadas com o sistema "Computer Animation" para adicionar pássaros, cavalos e nuvens, e criar o material de referência para a animação em pintura.

O site do longa-metragem traz mais informações sobre o filme, elenco e processo produtivo com imagens e vídeos.

Confira o trailer:

{youtube}47h6pQ6StCk{/youtube}

As pinturas​

Para o filme foram produzidas pinturas em tinta a óleo com 67x49 centímetros em uma placa de tela que é de 103 por 60 cm. As telas, inclusive, já começaram a ser disponibilizadas para a venda.

A expectativa é de que 200 pinturas sejam vendidas no prazo de dois anos. Até agora, 42 já foram comercializadas. Para comprar as telas, basta acessar o site do longa.